Notícia

Aproveite 100% do espaço do seu apartamento

Compartilhar:
10/07/2018

A tendência de compra de casas e apartamentos pequenos cresce cada vez mais. Segundo o Secovi-SP (Sindicato das habitações), entre 2014 e 2017 o maior volume de vendas de imóveis foi de 2 dormitórios, correspondendo a 74% das unidades, sendo esses imóveis com menos de 45m².

A preferência por este tipo de imóvel se dá por vários motivos, seja pelo preço dos imóveis, pela praticidade para quem mora sozinho e quase não fica em casa, seja pelo momento de vida, como é o caso de quem vai começar uma vida a dois.

E, para manter esses espaços mais aconchegantes, fazendo com que ele aparente ser maior, alguns truques de decoração podem ser seguidos. Separamos algumas dicas, úteis principalmente para quem não sabe por onde começar.

• O primeiro passo é o planejamento, essencial para você adaptar o espaço disponível às suas necessidades, sem agir por impulso.

• Pintar as paredes com tons claros proporciona uma sensação clean e de maior espaço. A luz refletida proporciona uma perspectiva de parede “infinita”.

• Simplifique suas coisas, guardar objetos que você quase não utiliza, ou até mesmo usar muitos objetos na decoração transmite a sensação de casa bagunçada.

• Aproveitar os móveis para outras utilidades também ajuda muito. Um exemplo são portas de armários que viram mesas, escadas que podem ser usadas como prateleiras. E utilizar cantinhos vazios para guardar objetos é uma opção para otimizar o espaço.

• Utilize móveis compactos e embutidos, assim você pode ter a opção de explorar a função dois em um, como cama-baú, lava-roupas embutido em paredes e mesas dobráveis, que viram estantes e ajudam a economizar espaço.

• Aposte em plantas, além de dar mais vida ao ambiente e ter um toque decorativo, também transmitem uma sensação de conforto e bem-estar.

• Elimine divisórias. Em vez de paredes que separam cômodos você pode colocar bancadas funcionais, por exemplo, separando a cozinha da sala e deixando o ambiente menos apertado quando receber visitas, melhorando a circulação.

• Boa iluminação e janelas abertas transmitem um ar de liberdade. Se você fica muito tempo em locais fechados, investir em uma fonte de luz natural é indispensável.

• E, por último, mantenha sua casa organizada. Isso é primordial para ganhar mais espaço, além da praticidade em saber onde as coisas estão guardadas, você não perde tempo procurando itens que você não se lembra onde estão.

Foto: Detalhe do apartamento Gabriela, do Villa Flora - modelo decorado

Mais notícias