Notícia

Bacarelli, um legado na música

Compartilhar:
25/06/2019

O país perdeu, na última sexta-feira (21) o maestro Silvio Baccarelli, aos 88 anos. Mas segue o seu grande legado na música, especialmente na música clássica.

Ele tornou-se conhecido por liderar um conjunto musical que leva seu nome. E, além disso, nos anos 1990, deu início a um projeto que conquistou grande projeção não somente na área cultural, mas também social. Trata-se do Instituto Baccarelli, destinado à formação musical de crianças e jovens moradores da favela de Heliópolis, maior comunidade do estado de São Paulo.

O projeto, que começou com poucas crianças, atende hoje 1.200 crianças e jovens e deu origem à Orquestra Sinfônica Heliópolis, realizando turnês brasileiras e internacionais de prestígio. Esse trabalho tem como diretor artístico atualmente o maestro Isaac Karabtchevsky; e não são poucos os casos de jovens que tiveram sua formação musical no Instituto e saíram do país para complementar seus estudos na área.

Mas o objetivo principal do projeto idealizado por Baccarelli sempre foi, acima de tudo, tornar a música uma ferramenta de formação cidadã. É este legado que o maestro nos deixa, importante não só para os componentes que atuam hoje no projeto e os muitos que lá já passaram, mas para todos nós, brasileiros, que podemos nos orgulhar de um projeto como esse, que merecidamente alcançou visibilidade internacional.

Aplausos ao agora eterno Baccarelli.

Mais notícias