Notícia

Google começa a calcular a pegada ecológica das cidades

Compartilhar:
04/10/2018

Environmental Insights Explorer é o nome da ferramenta que o Google criou para começar a calcular a pegada ecológica de várias cidades pelo mundo. Por enquanto, Buenos Aires (ARG), Victoria (CAN), Melbourne (AUS), Montain View (EUA) e Pittsburgh (RUS) são as cinco primeiras cidades com dados já analisados e disponíveis no Environmental Insights Explorer, informando sobre as quantidades de emissões de carbono nesses locais.

Os cálculos são feitos a partir de dados como as emissões produzidas por transporte e construção, identificados pelo Google Maps.

O mais interessante é que, além de apresentar um panorama sobre a realidade atual nessas cidades, a ferramenta também faz projeções sobre várias condições futuras, até os próximos 20 anos sobre dados, por exemplo, como mudança de temperatura e sistema de chuvas.

Mais um dado importante fornecido pelo Environmental Insights Explorer é o potencial de produção de energia solar, além de permitir simulações com a alteração no número de veículos de todos os modais, de carros e caminhões a bicicletas.

Ou seja, é um recurso poderoso e que pode ser de grande valia para programar mudanças que impactem positivamente no meio ambiente. E deverá ser ainda mais rico quando dados de outras cidades estiverem disponíveis na ferramenta. Confira a ferramenta, na atual versão beta, em https://insights.sustainability.google/.

Fontes: revista Casa Vogue / Google

Mais notícias