Notícia

Mude a sala, mude tudo!

Compartilhar:
09/11/2018

Na última edição da Splice Magazine uma das reportagens oferece dicas aos leitores de como repaginar a casa apenas investindo na mudança de detalhes na sala de estar que podem fazer toda a diferença. Fique por dentro acompanhando o texto que reproduzimos aqui.

A sala é um dos principais cômodos de convivência de uma casa e costuma ser o local onde se recebem as visitas. Por mais simples ou sofisticada que seja a decoração desse espaço, depois de um tempo a família pode cansar de encarar o mesmo visual todos os dias. Separamos algumas dicas para mudar o ambiente apenas redecorando as paredes, sem precisar gastar muito tempo ou dinheiro com isso. Use as ideias como referência, solte a criatividade e reinvente a sua sala de estar!

Quadros
Alguns quadros espalhados de forma desordenada podem dar um ar de sofisticação e descontração ao ambiente. Ao pensar em uma composição, é essencial escolher os quadros e suas posições previamente. Além disso, é importante que eles tenham algo em comum: seja o tamanho, as cores, o estilo ou a temática. Você pode escolher entre uma enorme variedade de modelos, cores, inspirações e tendências. Pode apostar em uma cor preponderante, por exemplo, ou investir em fotografias de paisagens (urbanas ou de natureza) em preto e branco. Ou qualquer outra combinação de seu gosto.

Fotos
As fotos voltaram com tudo para as decorações das casas, principalmente por dar vida aos ambientes. E você pode aproveitar algumas daquelas imagens digitais que muitas vezes nem chegam a ser impressas e acabam perdidas. Uma parede sem graça pode se tornar um espaço cheio de encanto, com histórias e recordações. Podem ser fotos coloridas, em preto e branco, emolduradas, presas a um varal ou colocadas diretamente na parede. Aqui, mais uma vez, valem a criatividade e o gosto pessoal.

Espelhos
Os espelhos são um forte aliado dos decoradores de ambientes e podem também ser o seu. Por serem refletidores, passam a sensação de que o espaço é maior, clareiam o ambiente, e, além do mais, conferem sofisticação e elegância ao espaço. Os efeitos mudam de acordo com as dimensões. Pode ser um espelho grande, cobrindo toda a parede, assim como vários pequenos, que se complementam.

Pratos
Os pratos não se restringem a decorar a cozinha. É uma tendência que já existia na época das avós, mas que continua atual, basta saber como compor as peças. Se quiser dar um ar mais despojado, a dica é não deixá-los em perfeita simetria. E, para os que adoram estar de malas prontas, para conhecer locais novos, que tal trazer um de cada lugar visitado e ir aumentando a coleção aos poucos?

Adesivos
Práticos e baratos, os adesivos são uma ótima opção para transformar uma parede simples. Há opções para todos os gostos, desde adesivos com desenhos prontos e com temáticas distintas, frases inspiradoras ou você pode praticar o DIY (sigla em inglês para “Faça você mesmo”), recortando o adesivo da forma que quiser. Uma ideia simples, mas que muda o ambiente é recortar os adesivos em formato de bola e colar por toda a parede.
Plantas

Para quem não abre mão de incluir um pouquinho da natureza na casa, a sugestão é criar um jardim vertical na sala. Pode ser feito com estruturas de ferro, madeira, ou com vasinhos pendurados em suportes. Outra opção são os quadros vivos. Ou ainda, pode escolher folhas de que mais goste e emoldurá-las. O ideal para compor o jardim é escolher uma parede onde bata sol de vez em quando ou, pelo menos, comprometer-se a levar as plantas uma vez por semana para tomar banho de luz natural.

Texto: Jéssica Adriani

Foto: Reprodução / Minha Casa

Mais notícias