Notícia

Quer uma piscina em casa? 6 dicas para um projeto campeão

Compartilhar:
18/10/2018

A piscina sempre foi item de desejo para quem sonha em ter uma casa. No entanto, para que ela seja realmente aproveitada e se torne a protagonista absoluta do projeto, é importante ter alguns cuidados especiais.

A seguir, destacamos algumas dicas de arquitetos para um projeto de sucesso:

1- Cuide da iluminação
Um dos fatores que realçam a piscina e torna-a funcional, mesmo à noite, é a iluminação. Segundo a arquiteta e designer de ambientes Gislene Lopes, uma iluminação adequada e bem focada faz toda a diferença na estética da piscina. “A iluminação é fundamental, pois valoriza o formato da piscina e, também, do jardim em volta, realçando todo o ambiente. A iluminação também dá destaque ao revestimento, principalmente à noite, proporcionando um charme inigualável”, ela avalia.

2- Escolha o melhor formato
O formato da piscina é outro fator crucial. “Além de muito importante, ele é definido de acordo com a arquitetura, com o terreno, com o posicionamento e o visual da piscina. Tem terreno que não te dá opção de projetar a piscina na frente da casa, pois ele é muito íngreme. Ou, então, não possibilita fazer a piscina no fundo, pois se você joga a casa pra frente, vai ficar muito feio e uma construção muito cara. Vai ter mais dificuldades com o acesso da residência ou precisa fazer mais escadas, por exemplo. Ou ainda, dependendo da construção da casa, a piscina vai pegar menos sol”, explica Gislene Lopes.

3- Considere a funcionalidade
Segundo Piacesi, uma questão a ser considerada é que, além do lazer, muita gente tem utilizado as piscinas para a prática esportiva. “Na maioria das vezes criamos uma piscina que tenha apenas uma raia para que a pessoa possa praticar esporte e piscinas com prainhas, onde você tem um espaço para deixar as crianças, um local mais raso e mais fresco”, cita.

4- Beleza também conta, claro
Em se tratando de tendências, um dos modelos mais requisitados de piscina tem sido as de borda infinita. Um formato extremamente charmoso e que cria uma ilusão de ótica de estilo hollywoodiano. “O próprio espelho d´água cria uma lamina de água onde não se vê uma estrutura rompendo a linha do horizonte. Neste modelo, você tira a parte de alvenaria e a estrutura começa a diluir, deixando a piscina mais fluida e com uma vista maravilhosa. A água melhora a aridez do espaço e deixa o local mais arejado”, explica Piacesi.

5- Liberdade de escolha para a cor
As cores também estão em voga e o azul deixou de ser a regra. “Ter criatividade é o que dá o tom atualmente. Hoje, o diferencial é ter uma piscina com cor, o diferente do óbvio. Temos piscinas verde, preta, com pastilha e pedras. Isso faz um diferencial enorme no visual. E uma mescla de pastilhas de várias cores também pode ser utilizada”, revela Gislene.

6- Vidro, material que empresta modernidade
Outro aliado na inovação das piscinas é o uso do vidro. Com ele, é possível criar um efeito “aquário” que a deixa com um estilo mais futurista e muito bonita, como relata Piacesi. “A utilização de vidros, como o laminado, de alta performance, possibilita que você veja a pessoa dentro da piscina. Ele muda a interação dela com o próprio espaço e cria um elemento surpresa. Com o uso da tecnologia é possível usar materiais que ajudam na plástica da piscina. Essas interações deixam a piscina mais elegante e criam uma nova proposta de seu uso em casa”, conclui o arquiteto.


Foto: Divulgação / Projeto de cobertura com piscina de Junior Piacesi

Mais notícias